O inovador e eficiente modelo de negócio de compartilhamento de rede neutra de fibra óptica endereça aspectos totalmente intrínsecos à agenda ambiental, social e de governança corporativa

 

Empresa cria gerência dedicada ao tema dentro da diretoria de Sustentabilidade, Governança e Auditoria para implementar práticas ESG

 

São Paulo, 26 de outubro de 2022 – A V.tal passa a ser signatária do Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de 10 (dez) princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com isso, a empresa que atua com soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e possui a maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, passa a implementar os princípios como parte da sua estratégia de negócios.

A carta de adesão assinada pelo CEO Amos Genish e encaminhada ao Secretário Geral da Organização das Nações Unidas António Guterres, informa que a V.tal deverá se envolver em “projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, diz o documento.

Para isso, a V.tal criou uma gerência específica dentro da diretoria de Sustentabilidade, Governança e Auditoria, liderada pela Vice-Presidente Maria Cláudia Cunha. “A V.tal nasceu com o propósito viabilizar a conexão, transformando a vida das pessoas. E o modelo de rede neutra de fibra óptica introduziu no mercado não apenar uma nova forma de fazer negócios, mas também aspectos totalmente intrínsecos à agenda ambiental, social e de governança corporativa”, diz a executiva.

O modelo de rede neutra implementado pela V.tal, que consiste no compartilhamento da sua infraestrutura de rede de fibra óptica com operadoras, provedores de internet, tel-techs e empresas do setor de telecomunicações, massifica o acesso à banda larga de alta qualidade e acelera a digitalização do país. Segundo dados da Anatel, dos 90 milhões de domicílios (casas e PMEs) no país, somente 29% tem acesso à internet via fibra óptica. A V.tal se posiciona como viabilizadora para a melhoria desse indicador de penetração da internet em fibra no Brasil.

Além disso, ao compartilhar uma única – e irreplicável – infraestrutura de fibra para o provimento do acesso à internet por diferentes players no mercado, evita-se a sobreposição de cabos e equipamentos de múltiplos provedores aumentando a eficiência no consumo de energia, em menor custo de manutenção, sem falar na segurança da operação e manuseio da rede e na própria poluição visual contribuindo para uma melhor urbanização das cidades e uso ordenado dos postes.

Para o CEO da V.tal Amos Genish que capitaneou esta iniciativa, “a V.tal já atua em um segmento estratégico e fundamental para a disseminação dos temas relacionados a sustentabilidade e aos Objetivos da ONU entre toda a sociedade. Nosso papel na democratização do acesso à internet de alta qualidade tem potencial transformador e, pelo compartilhamento de exemplos, conseguiremos colaborar para a adoção de práticas ESG por cada vez mais organizações de diferentes segmentos”.

 

Sobre a V.tal

Primeira empresa de rede neutra de fibra ótica fim a fim do mercado brasileiro, com posição única no território nacional, a V.tal oferece soluções de FTTH, além de serviços de atacado para operadoras e provedores de internet de diferentes portes e regiões de todo o país. A V.tal possui mais de 16 milhões de casas passadas disponíveis para contratação de internet de fibra ótica no Brasil com plano de expansão para 34 milhões de casas passadas em 2025. Detentora da maior infraestrutura de fibra ótica do país, a rede da V.tal possui alta capilaridade com cerca de 400 mil km de fibra ótica, chegando a 2,3 mil cidades.

 

Atendimento à Imprensa:   

Paulo Henrique de Moura – (11) 94710-7622 – paulo.moura@agencia.pub
Ricardo Muza – (11) 99963-1648 – ricardo.muza@agencia.pub