Sugestão de fonte sobre infraestrutura necessária para a implantação desta nova tecnologia

 

São Paulo, 06 de julho de 2022

 

O início do funcionamento da tecnologia móvel 5G no Brasil, em Brasília, nesta quarta-feira (6), conforme anunciado pela Anatel, consolida uma nova frente transformadora nas redes e serviços de telecomunicações do país.

Novas capacidades e recursos de rede serão fundamentais para garantir a exploração de todo o potencial de oportunidades trazidos pelo 5G. As redes neutras trazem benefícios importantes para que as operadoras possam viabilizar a implementação destas redes de forma mais ágil, com menores custos e de forma mais sustentável. Além disso, podem oferecer soluções de infraestrutura escaláveis e flexíveis para atender todas as novas necessidades para as redes de acesso, fronthaul, midhaul, backhaul e core do 5G. E também garantir um ambiente de integração pleno para que as operadoras possam operacionalizar o uso dos recursos da rede neutra de forma simples e ágil.

Uma rede neutra pode suportar soluções para toda a cadeia de serviços do 5G, como: soluções de RAN-as-a-Service, conectividade de sites, rede de transmissão, rede de sincronismo, infraestrutura para virtualização, colocation, serviços profissionais e gerenciados, etc. As novas necessidades de infraestrutura para atendimento ao suporte aos serviços de baixíssima latência e altas bandas a serem oferecidas pelo 5G, poderão ser aceleradas pelo provedor de rede neutra e oferecidas de forma mais otimizada e sustentável para as operadoras.

Para discutir o papel da infraestrutura necessária para o suporte ao 5G, apresentamos o vice-presidente de Engenharia da V.tal Cícero Olivieri, que poderá explicar, em detalhes, como funciona a infraestrutura de rede neutra da V.tal, detentora da maior rede de fibra óptica fim a fim do país, com mais de 400mil km de fibra, presença em mais de 2.380 municípios e plenamente preparada para viabilizar o 5G em todo país.

 

Quem é? Cícero Olivieri – Vice-Presidente de Engenharia

Formado em Engenharia Elétrica pela CEFET, com especialização em Distribuição de Sistemas pela PUC Paraná, Gestão de Finanças pela Universidade de Wharton e MBA de Alta Dirección do IPADE-México. Executivo global de telecom, fez sua carreira nas maiores operadoras fixas e wireless da América Latina, como GVT, Oi, TIM e American Tower. Possui profundo conhecimento técnico e expertise para gerenciar custos, estabelecer parcerias estratégicas, liderar projetos complexos e gerenciar equipes.

 

Sobre a V.tal

Primeira empresa de rede neutra de fibra ótica fim a fim do mercado brasileiro, com posição única no território nacional, a V.tal oferece soluções de FTTH, além de serviços de atacado para operadoras e provedores de internet de diferentes portes e regiões de todo o país. A V.tal possui mais de 16 milhões de casas passadas disponíveis para contratação de internet de fibra ótica no Brasil com plano de expansão para 34 milhões de casas passadas em 2025. Detentora da maior infraestrutura de fibra ótica do país, a rede da V.tal possui alta capilaridade com cerca de 400 mil km de fibra ótica, chegando a 2,3 mil cidades.

 

Atendimento à Imprensa:   

Paulo Henrique de Moura – (11) 94710-7622 – paulo.moura@agencia.pub
Ricardo Muza – (11) 99963-1648 – ricardo.muza@agencia.pub